terça-feira, 30 de novembro de 2010

Sábias e vitais meditações de Jesus

Rubem Alves nos aponta caminhos de sábias e vitais meditações de Jesus. Você próprio pode descobrir. Consciente, leia, fecha os olhos e escute no silêncio:

Jesus era sábio. Conhecia os segredos do coração humano. Psicanalista insuperável. Disse: O homem bom tira coisas boas do seu tesouro. O homem mau tira coisas más do seu tesouro. Ou seja: a gente sempre encontra aquilo que está procurando. Isso se aplica à leitura que se faz das Sagradas Escrituras. Pessoas que estão cheias de medo, de sentimentos de vingança, de autoritarismo encontrarão na Bíblia ameaças, castigos, infernos, um Deus cruel e vingativo: parecidos com elas. Cada Deus é um retrato de quem acredita nele. É possível fazer uma psicanálise de uma pessoa analisando os seus pensamentos religiosos. Aqueles, entretanto, que estão cheios de sentimentos ternos e que, portanto, não são movidos pelo medo (“O amor lança fora o medo”, diz o apóstolo João) vão tirar daquele tesouro idéias de beleza, bondade e perdão. Seu Deus muito se parece com uma criança: não há vinganças, castigos ou inferno.

[Rubem Alves]

2 comentários:

  1. Muito lindo; de fato "Cada Deus é um retrato de quem acredita nele."...

    O medo e a repressão não podem produzir bons frutos, mas infelizmente ainda há muitos que acreditam serem estes modos de Deus operar...
    ou então, modos de lidar com as pessoas pra conseguir que elas sejam "melhores"...

    Espero que o amor venha reinar em nossas vidas, em 2011 e sempre... q Jesus possa nos ensinar a amar...

    beeijo, popolleta *_*

    ResponderExcluir
  2. Deus é aquilo que acredito que Ele seja? Se Deus é o retrato de quem eu sou... Kkkk
    deixa pra lá!
    Bjo!

    ResponderExcluir